Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Título honorífico de cidadão do Pará ao escritor Márcio Souza

admin 22 de outubro de 2014

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ ESTATUI e sua Mesa Diretora promulga o seguinte Decreto Legislativo:

1° Fica concedido ao senhor MÁRCIO SOUZA, o título honorífico de CIDADÃO DO PARÁ, pela sua relevante contribuição à cultural ao povo paraense.

2° A honraria será outorgada em sessão especial com data e local oportunamente designada pela Mesa Diretora desse Poder Legislativo.

3° Essa lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio Cabanagem, 21 de outubro de 2014.

Deputado Edmilson Rodrigues
Líder do PSOL

JUSTIFICATIVA

Márcio Souza nasceu em Manaus, Amazonas em 4 de março de 1946. Aos 14 anos já escrevia críticas de cinema para um jornal local. Em 1965 deixou Manaus para cursar Ciências Sociais na Universidade de São Paulo.

Autor do aclamado “GALVEZ, IMPERADOR DO ACRE”, que ganhou corações pelo mundo, Márcio Souza, que também é roteirista de cinema, dramaturgo e diretor de teatro e ópera, escreveu outros muitos romances, como o “MAD MARIA”, “A ORDEM DO DIA” e “O MUNDO PERDIDO”, ensaios, como “O EMPATE CONTRA CHICO MENDES”, “FASCÍNIO E REPULSA” E “BREVE HISTÓRIA DA AMAZÔNIA” e textos teatrais como a peça “DESSANA, DESSANA”,”A PAIXÃO DE AJURICABA” E “AS FOLIAS DO LÁTEX”, lançou recentemente o livro “Vozes da Amazônia- II” em Belém, oportunidade em que declarou sua relação de amor com o Pará e seu povo, celebrizado como um dos maiores autores da literatura brasileira contemporânea.

Márcio Souza cita, de maneira carinhosa e respeitosa o universo literário paraense, como uma das fontes primordiais de sua vasta e premiada obra. Max Martins, Benedito Nunes, Haroldo Maranhão, Dalcidio Jurandir, Vicente Sales, Paes Loureiro e Vicente Cecim, são ditos como grandes referências técnicas, para este autor que soube como ninguém produzir uma literatura que, sem perder seu sotaque amazônico, alcançou o patamar de obra universal.

Atualmente, Márcio Souza está voltado para a finalização de sua importante tetralogia “Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro”, com a complementação aos volumes “LEALDADE”, “REVOLTA” e “DESORDEM”, editados no Brasil pela Editora Record, retratando a saga de uma família nos meados do tormentoso século XIX, quando a Amazônia se levantou por inteiro na extraordinária Revolução Cabana.

Márcio Souza foi professor convidado da Universidade da Califórnia, Berkeley, escritor residente nas Universidades de Stanford e Austin, Texas.

Pelas tantas obras que traduzem a força e vigor ancestral dos povos amazônidas, considero o senhor Márcio Souza uma personalidade de extrema relevância para o Pará e para o mundo, entendendo que o mesmo é merecedor da honraria de Cidadão do Pará.

Deputado EDMILSON RODRIGUES
Líder do PSOL

Leia também