Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Título de cidadão do Pará ao biólogo Waldemar Londres Vergara Filho

29 de outubro de 2014

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO

Concede o título honorífico de CIDADÃO DO PARÁ ao senhor WALDEMAR LONDRES VERGARA e dá outras providências.

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ ESTATUI e sua Mesa Diretora promulga o seguinte Decreto Legislativo:

1° Fica concedido ao senhor WALDEMAR LONDRES VERGARA FILHO, o título honorífico de CIDADÃO DO PARÁ, pela sua relevante contribuição à defesa socio-biodiversidade paraense e amazônida.

2° A honraria será outorgada em sessão especial com data e local oportunamente designada pela Mesa Diretora desse Poder Legislativo.

3°Essa lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio Cabanagem, 28 de outubro de 2014.

Deputado Edmilson Rodrigues
Líder do PSOL

JUSTIFICATIVA

Waldemar Londres Vergara Filho nasceu em 21 de julho de 1958, na cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, filho de Waldemar Londres Vergara e de Ruth Nunes Vergara. Biólogo de formação, especializou-se em Análise e Avaliação Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), ele desenvolve desde 1985 até o presente ampla atividade profissional em diversas partes do país, principalmente no Estado Pará, onde tem domicílio na cidade de Belém a serviço do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente. Desde 1999 desenvolveu com ampla experiência na área de Gestão Ambiental com a criação, implementação e gestão de Reservas Extrativistas no Estado do Pará, tendo antes exercido cargo de coordenação do Centro de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável – CNPT / IBAMA / PA, entre os anos de 2003 e 2008, sempre prestando apoio ao fortalecimento socioambiental e econômico de populações tradicionais extrativistas. Desta maneira, desde 2009 até o hoje, exerce chefia da Reserva Extrativista Marinha de São João da Ponta (RESEX São João da Ponta).

Trata-se, portanto, de um trabalho meritório, ainda de escassa visibilidade e disponibilidade de recursos, que se insere no enfrentamento geral dos problemas ambientais causados pela industrialização e aumento demográfico em condições de marginalização, pobreza e desigualdade em nosso país, e muito particularmente em terras paraenses. De modo geral, sabe-se da extrema importância que os rios, lagos, mares e oceanos têm no equilíbrio do nosso Planeta, assim que mais da metade do mesmo é formada por água e que deste essencial elemento depende a flora, a fauna e a própria sobrevivência da espécie humana.
A luta pela preservação de biomas específicos, como a prática profissional e social do biólogo Waldemar Londres Vergara Filho tem demonstrado, desempenha um papel indispensável na busca de novos marcos civilizatórios, nos quais a preservação do meio ambiente, a luta contra a pobreza e o respeito às comunidades tradicionais e aos povos originários ocupam lugar de absoluto destque.

Por tudo isso, a atuação em nosso estado do profissional e social do biólogo e servidor público WALDEMAR LONDRES VERGARA FILHO, sem sombra de dúvida, justifica plenamente a concessão por esta casa do título honorífico de Cidadão do Pará, nos termos do presente Projeto de Decreto Legislativo.

Deputado EDMILSON RODRIGUES
Líder do PSOL

Leia também