Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Sessão especial em alusão aos 60 anos do curso de pedagogia da UFPA

22 de outubro de 2014

Senhor Presidente,
Senhores Deputados,
Senhoras Deputadas,

No dia 28 deste mês o curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) completa 60 anos de criação. A profissão sexagenária é uma das mais importantes na área da Educação, pois está presente em várias funções que contribuem para a formação de nossas crianças, adolescentes e jovens.

O curso foi criado pela antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e, hoje, integra o Instituto de Ciências da Educação (Iced). Inicialmente, os profissionais eram formados em licenciatura e bacharelado, mas isso também mudou e, atualmente, a formação de pedagogo possui uma ampla possibilidade de atuação na área da educação, como professor das séries iniciais do ensino fundamental, da educação infantil e das disciplinas pedagógicas, além de técnico em assuntos educacionais, administrador, supervisor, orientador, inspetor e planejador de ensino.

Vale destacar que em 1985, o curso de Pedagogia iniciou seu processo de interiorização de forma permanente e, hoje, já é ofertado em todos os campi da UFPA no estado. Além disso, em função das transformações na sociedade e das demandas advindas da sociedade, o curso já passou por várias reformulações na grade curricular de seu projeto político-pedagógico.

Professores da UFPA têm muitas razões para comemorar as seis décadas de existência do curso de Pedagogia. No entanto, a categoria enfatiza que há a necessidade de expansão no número de vagas, pois a demanda que vem da sociedade é muito grande. Um exemplo disso é que, hoje, um professor só pode ministrar aulas nas séries iniciais do ensino fundamental e na educação infantil se for pedagogo.

Os profissionais pedagogos reivindicam uma maior valorização da profissão, a fim de torna-la atraente, pois em função dos baixos salários, muitos acabam atuando em outras áreas para conseguir uma renda melhor.

Por tudo que aqui está exposto e por ser professor há mais de 30 anos, e saber da importância da profissão de pedagogo para a boa qualidade da educação de nossas crianças, adolescentes e jovens é que venho através deste requerimento, solicitar, nos termos regimentais, que esta casa legislativa aprove a realização de uma sessão especial para discutir os desafios que estão postos em nosso estado em relação a essa tão importante profissão, nos marcos da comemoração dos 60 anos de criação do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Pará.

Requeiro também que seja dado conhecimento do teor integral deste documento à coordenação do Instituto de Ciências da Educação (Iced), Associação dos Docentes da Universidade Federal do Pará (Adufpa), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Belém.

Palácio Cabanagem, 21 de outubro de 2014.

Deputado Edmilson Rodrigues
Líder do PSOL

Leia também