Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

“Querem apagar a Cabanagem de nossa história”, afirma Edmilson Rodrigues em audiência na Câmara

22 de setembro de 2015
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) participou nesta terça-feira (22/9) de audiência em homenagem aos 180 anos da “Cabanagem”. Em seguida, prestigiou a exposição que homenageia a mesma revolução, na Câmara dos Deputados. Na ocasião, Edmilson criticou a forma como a história lida com a revolta e como há um esforço presente de elimina-la da memória nacional.

“É assustador que a nossa historiografia apenas recentemente se preocupe com a Cabanagem e que forças políticas do Pará e do Brasil tentem ocultar essa e outras revoltas”, comentou. “Tentam nos forçar um papel de pacatos, de cabeça-baixa e sempre dispostos a beijar pés de coronéis. Somos um povo rebelde com potencial revolucionário”, complementou.

Por isso mesmo, o deputado reforçou a importância de se recuperar essa memória que pertence ao povo paraense e brasileiro, mas que vem sendo negada historicamente. Edmilson destacou nomes que fazem esforço em realizar um trabalho diferente do que já existe. “Têm muitas pessoas que deram contribuições importantes. Aqui, homenageio o professor Décio Freitas; os negros e cabanagem devem muito a ele. E o maior historiador paraense de todos os tempos, Vicente Sales. Se não fosse por ele, teríamos um prejuízo histórico inestimável”, homenageou.

“Precisamos voltar aos rincões da luta para que nosso povo veja sua história e perceba que muito dos sonhos que ele sonha e constrói não são apartados desta experiência histórica que tentam ocupar”, afirmou. “Há quem acredite que a Cabanagem tem que ser destruída, apagada da história. Esses que querem fazer do futuro uma mera repetição das perversidades do presente”, criticou o deputado.

Leia também