Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Ministério da Justiça confirma que não pediu reforço policial em conflito no Mato Grosso do Sul

3 de março de 2016

Há um mês o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) solicitou ao Ministério da Justiça reforço policial na região de Bom Retiro (MS), onde acampamentos indígenas Guarani-Kaiowá vinham sendo atacados por pistoleiros. Nesta quarta-feira (2/3), quase um mês depois, a Secretaria Nacional de Segurança Pública respondeu afirmando que as forças policiais poderiam estar lá, desde que o governador ou algum Ministro de Estado tivesse solicitado. O que não ocorreu.

Fica explícito, para Edmilson Rodrigues, a inoperância do Ministério da Justiça frente à gravidade desses conflitos no campo. “Talvez essa resposta tenha vindo neste momento por conta da mudança de ministro”, comentou o deputado. “Espero que o novo ministro tenha compromisso com a Constituição Federal e com as imposições constitucionais de sua obrigação enquanto autoridade e comandante da PF de agir preventivamente para impedir ainda mais violência contra aqueles que são vítimas diárias e seculares da violência daqueles que são mais frágeis socialmente”, afirmou.

Para Edmilson Rodrigues, é necessário que o ministro, procurador baiano Wellington Lima e Silva, já no início de sua gestão, volte sua atenção para esses conflitos na terra e, em especial, este no Mato Grosso do Sul que ameaça os Guarani Kaiwoa. “O risco de nova violência ocorrer está eminente. Cumprimos a obrigação de pedir presença da polícia federal para coibir qualquer violência contra os indígenas”, comentou.

Leia também