Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Ex-deputada Araceli recebe medalha do Legislativo

Araceli Lemos recebe medalha de Edmilson RodriguesO deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) homenageou a ex-deputada estadual Araceli Lemos (PSOL) com a Medalha “Isa Cunha”, durante a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada nesta segunda-feira, 10, na Assembleia Legislativa do Pará. Araceli Maria Pereira Lemos é professora e historiadora, militante dos direitos humanos e do movimento de mulheres.

A sessão solene atende à Resolução 2283/1996, por meio da qual foi instituída a medalha em homenagem a outra histórica militante de esquerda que lutou contra a Ditadura Militar, Izabel Cunha, já falecida. Ela foi fundadora da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos do Pará (SDDH-PA) e do Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade (MMCC). Cada partido indicou uma mulher para ser homenageada com a comenda.

Araceli foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) e teve dois mandatos de deputada entre os anos de 1998 e 2007, tendo sido representante das Mulheres Parlamentares da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) por dois mandatos.

“Galardoar a querida Araceli Lemos com a comenda Iza Cunha foi um ato triplamente honroso. Primeiro porque a Araceli valoriza a sua história de lutadora do povo e pelos direitos da cidadania às mulheres, à memória da inesquecível Iza Cunha, também historiadora, como a homenageada. Segundo, a minha honra pessoal pelo privilégio de poder homenagear um exemplo de mulher que sabe administrar de forma brilhante a condição multilateral de ser mulher, como companheira, mãe, avó, educadora, sindicalista e pela práxis afirmativa da possibilidade de uma sociedade na qual homens e mulheres vivam livremente associados e felizes. Terceiro, é a consciência que a Araceli tem uma importância nesse momento que ela ajudou a construir como deputada estadual, inquestionavelmente uma das mais combativas e competentes que já tiveram o privilégio de representar o povo e, especialmente as mulheres paraenses, no Parlamento Estadual”, destacou Edmilson.

Representando os movimentos sociais de mulheres, Leni Campêlo reivindicou melhorias no atendimento público à mulher, especialmente na saúde, na segurança e na proteção social. Em especial, ela cobrou o empenho dos deputados na criação da Frente Parlamentar Feminina, da Procuradoria da Mulher e da Secretaria de Estadual da Mulher, assim como o compromisso em alocar recursos para a melhoria dos atendimentos públicos para a prevenção do câncer de mama e do colo uterino, para a Delegacia da Mulher (Deam) e da Casa Maria do Pará a fim de combater, prevenir e garantir atendimento às mulheres vítimas de violência, entre outros.

Araceli Lemos recebe medalha de Edmilson Rodrigues

Leia também