Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Edmilson visita a ocupação do antigo abrigo infantil do Satélite

19 de junho de 2016 , ,

Edmilson rodrigues visita ocupação abrigo satelite (1)

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL) visitou neste domingo, 19/06,a ocupação promovida pelos moradores do Conjunto Satélite, no espaço em que funcionou o Espaço de Acolhimento Provisório Infantil Começo Feliz, até o ano passado. Há 11 dias, os integrantes do Centro Comunitário, da Associação de Moradores e da Associação Cultural Cururu ocupam o imóvel para reivindicar que ali seja instalada uma creche com educação infantil, para atender às necessidades de moradores dos conjuntos Satélite, Maguary e Pedro Teixeira e também das ocupações da Cosanpa e da Ibifam, situados às proximidades. O imóvel está desocupado há quase um ano. Algumas janelas, portas, louças de banheiro e cozinhas e até a piscina do antigo abrigo foram furtados.

Edmilson rodrigues visita ocupação abrigo satelite (5)

“O abrigo funcionou desde a década de 80, viabilizando adoção de crianças em situação de risco. Fechou em agosto de 2015. As crianças foram remanejadas para outro espaço. O Prédio ficou abandonado. Começaram invadir porque só ficava um vigia na frente”, denunciou o presidente da Associação Cultural, Renato Saraiva. Hoje, o atendimento de creche e educação infantil é oferecido pelo centro comunitário, que não dispõe de infraestrutura adequada.

Os moradores realizaram um abaixo-assinado com quase 5 mil assinaturas apoiando a demanda. Enquanto algumas pessoas se revezam na ocupação, outros moradores reforçam com doações de gêneros alimentícios e dinheiro para a manutenção do movimento, confirmando o apoio à causa. Durante a ocupação pacífica e de caráteres social e cultural, têm sido realizadas apresentações de quadrilha junina, de música ao vivo, de cinema, contação de histórias, aulas de esporte e artes marciais.

Edmilson rodrigues visita ocupação abrigo satelite (4)

Edmilson conheceu o espaço, conversou com os líderes comunitários e garantiu apoio à instalação da creche-escola no Satélite. “Esse movimento está lindo por ser plural. É um exemplo pra Belém na reafirmação de direitos. Aqui pode ter espaço para um artista plástico, escritor ou músico ministrar oficinas para pais, jovens e crianças. Um projeto de estado capaz de envolver garotos para mudar o destino deles, já que uma importante parcela vira avião do tráfico de drogas e acaba sendo morta. A gente tem que acreditar que menino pobre tendo oportunidade não vai virar bandido.” O deputado esteve acompanhado dos vereadores Dr Chiquinho (PSOL) e Marinor brito (PSOL).

O empresário Roberto pinheiro disse que não há resistência do centro de internação de adolescentes, mas que a necessidade da creche é grande. “Torço que seja inaugurada pelo Prefeito Criança”, disse. A presidente do Centro comunitário, Janete Andrade, confirmou a importância da mobilização popular. Outra ocupante, Kátia Brelaz, lembrou que, na caminhada realizada no conjunto, há uma semana, os ocupantes angariaram doações espontâneas ao movimento. “Estamos juntos nessa luta.”

Edmilson rodrigues visita ocupação abrigo satelite (1)

Leia também