Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Edmilson participa do Congresso dos Estudantes da UFPA

9 de abril de 2016

Edmilson Rodrigues deputado federal Coneufpa (2)

O deputado Federal Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) firmou o compromisso de lutar contra a implantação das 43 barragens projetadas para a região do Tapajós, no Oeste do Pará, durante o 6o Congresso de Estudantes da Universidade Federal do Pará (Conefupa), na manhã desta sexta-feira, 08/04. Edmilson debateu sobre o tema “Em Defesa da Amazônia”, ao lado de Daniela Silva, do Movimento Xingu Vivo para Sempre”. Carlos Gouveia, diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFPA) mediou o debate, no auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED), na UFPA.

Edmilson comemorou a decisão judicial que mandou suspender o repasse dos recursos da compensação ambiental, pelo Consórcio Construtor Belo Monte, para o estado do Mato Grosso. A Câmara de Compensação Ambiental Federal, do Ministério do Meio Ambiente, determinou que 71% (R$ 119 milhões) do total de R$ 126 milhões das compensações tivesse destinação divergente a que se destinava, sendo aplicada a 800 quilômetros da área impactada pela construção da usina. O deputado também celebrou a suspensão do crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco da Amazônia para as empresas que já desmataram 3,8 mil hectares em Belo Monte. “É um absurdo destinar recurso público a quem destrói a Amazônia e expulsa e mata camponeses. A Irmã Dorothy é um exemplo disso”, lembrou.

Ele lembrou a história de exploração e depredação da Amazônia e de seus povos pelos grandes projetos, privatização dos rios, desmatamento e saque às riquezas naturais. “Somos vítimas de um sistema de perversidade sistêmica, em que a lógica da globalização objetiva estimular o consumismo desenfreado que mantém o pobre sempre pobre sustentando a minoria cada vez mais rica”. Edmilson acompanha a resistência dos povos tradicionais, especialmente os indígenas ao projeto Belo Monte, desde a década de 70: “Vi índios queimando pontes para impedir Belo Monte. Hoje, estão fragilizados, expulsos de suas terras e até vi um cacique Assurini preso com o filho dele por se opor ao projeto. ”

UFPA – Edmilson parabenizou os estudantes do 6o Coneufpa pela luta em favor da interiorização do ensino superior com qualidade. Nesta semana, os universitários de campi do interior do Pará, reunidos em Belém, acamparam no gabinete da reitoria da UFPA por 16 horas para conseguir ser recebidos pelo reitor e pelos pró-reitores, aos quais foram apresentadas reivindicações de melhorias nas unidades da UFPA de diversos municípios.

Edmilson Rodrigues deputado federal Coneufpa (1)

Leia também