Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Edmilson comemora decisão do STF sobre legalidade da greve dos educadores

“Não há educação de qualidade social sem a valorização dos trabalhadores da educação”, destacou o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) durante a sessão especial que homenageou os 30 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp), na Câmara Municipal de Belém, nesta quinta-feira, 3. Convidado ao evento, Edmilson comemorou na tribuna, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou legal a greve dos servidores da rede estadual de ensino, iniciada há 11 dias. A medida reforma a decisão da juíza de primeiro grau, Rosana Lúcia de Canelas Bastos, que considerou a greve “abusiva” três dias antes do movimento paredista ser deflagrado. “Parabenizo o STF e o Sintepp pela iniciativa de provocar a inconstitucionalidade da decisão (da juíza). A liminar do ministro Roberto Barroso desmoraliza a decisão da Justiça Paraense. Essa decisão tem valor inestimável. É uma lição ao governo autoritário que não tem compromisso com a educação”, disse.

Edmilson Rodrigues em sessão sobre os 30 anos do Sintepp (8)Edmilson foi fundador e primeiro presidente do Sintepp. Ele enalteceu a luta dos trabalhadores da educação, que se constituem no maior sindicato da Amazônia e num dos mais expressivos do Brasil. O psolista lembrou o histórico da instituição, desde que surgiu com o nome da Associação dos Professores do Estado do Pará (Apep) e as conquistas alcançadas pela classe. Uma das reivindicações da categoria, na greve em curso, é o cumprimento da decisão judicial que reconheceu a dívida de R$ 74 milhões do governo do Estado junto aos professores, referente ao retroativo de descumprimento do piso salarial nacional do magistério. Mas, diante da resistência do Executivo em atender a essa determinação, Edmilson anunciou que fará uma emenda ao orçamento de R$ 2014 a fim de garantir que a decisão seja cumprida.

O evento contou com a presença de várias lideranças do Sintepp. Edmilson anunciou que também será realizada uma sessão na Assembleia Legislativa do Pará em homenagem ao aniversário do Sintepp, atendendo a pedido do próprio deputado, no dia 21 de outubro.

Leia também