Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Edmilson cobra criação da Comissão Estadual da Verdade

25 de fevereiro de 2013

edmilson rodrigues pede comissao estadual da verdade

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), autor do Projeto de Lei que institui a Comissão Estadual da Verdade, reuniu na manhã desta segunda-feira, 25, com o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Márcio Miranda (DEM). No encontro, o psolista anunciou que recebeu o telefonema da  diretora da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, Nadine –, manifestando apoio à criação da comissão estadual, que deverá colaborar com as investigações da Comissão Nacional da Verdade, já constituída pelo governo federal.

“A Nadine manifestou apoio da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e da Comissão Nacional da Verdade para colaborar com a criação da comissão estadual e também para torna-la eficaz por meio do trabalho em cooperação”, destacou Edmilson. Edmilson lembrou que foi criado no Pará, o Comitê Paraense pela Verdade, Memória e Justiça, mas não por meio de lei.

Sessão – Também participaram da reunião, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA), Jarbas Vasconcelos, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Nelson Chaves. A pedido deles, Miranda marcou uma sessão especial para o próximo dia 18, na Assembleia, quando o ex-governador Aurélio do Carmo; o ex-vice-governador Newton Miranda, já falecido; e deputados estaduais que foram cassados pelo golpe militar de 1964, terão os mandatos simbolicamente devolvidos.

A proposta reproduz a solenidade feita pela Câmara Federal, no último dia seis de dezembro, que reconheceu os mandatos dos deputados federais e senadores cassados. A Alepa fará um levantamento dos deputados estaduais que perderam os mandatos na época.

Leia também