Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Congratulações ao Sindicato dos Jornalistas pela criação da Comissão da Verdade

26 de fevereiro de 2013

Avança em nosso país o movimento que pretende lançar luzes nos porões da Ditadura Militar para desvendar a verdadeira história do Brasil, a história de homens e mulheres que foram presos, torturados, mortos ou desaparecidos. O regime de exceção perseguiu estudantes, professores, advogados, jornalistas e todos aqueles que, ligados ou não ao movimento comunista, lutavam pela democracia nacional.

O governo federal instituiu a Comissão Nacional da Verdade e os estados também precisam constituir suas comissões estaduais. No ano passado, dei entrada em projeto nesta Casa a fim de instituir a Comissão Estadual da Verdade no Pará. Da mesma forma, algumas instituições estão criando as suas comissões com a finalidade de contribuir com o trabalho da comissão nacional, como o Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA), que teve a iniciativa louvável de constituir a Comissão da Verdade que investigará os crimes cometidos contra os jornalistas, em nosso Estado, durante os Anos de Chumbo.

Por esse motivo, apresento, nos termos regimentais, esta MOÇÃO de congratulações ao Sinjor-Pará pela criação da Comissão da Verdade. É inegável que a democracia, com a qual somos brindados hoje, tem o gosto do sangue daqueles que deram a vida em nome da liberdade. Chegou o momento de desvendar os mistérios da Ditadura. O povo brasileiro tem o direito à memória e à verdade, inclusive, para que seja feita justiça, mesmo que tardiamente. É necessário conhecer o destino daqueles que desapareceram em nome da Lei de Segurança Nacional e, sobretudo, de localizar os restos mortais dessas vítimas.

Palácio Cabanagem, 26 de fevereiro de 2013.

Edmilson Brito Rodrigues
Deputado Estadual – PSOL

Leia também